Reservatório Térmico

O reservatório térmico é como uma caixa d’água especial que mantém quente a água armazenada. Esses cilindros são feitos de cobre, inox ou polipropileno e depois recebem um isolante térmico.

Como a Água é Aquecida pelo Sol?

O aquecimento de água por energia solar é um sistema composto por coletores solares (placas) e reservatório térmico (Boiler).

O reservatório térmico ou Boiler é um cilindro de cobre, inox ou polipropileno, isolado termicamente com poliuretano expandido sem CFC, que não agride a camada de ozônio. Ele armazena a água aquecida vinda das placas solares, através da captação do sol. Através dele, a água conserva-se aquecida para ser consumida posteriormente. O reservatório térmico mante-se sempre cheio, já que é alimentado constantemente pela caixa de água fria.

Através de um sistema chamado termossifão ou circulação natural, a água circula entre os coletores e o reservatório térmico. Nesse sistema, a água dos coletores fica mais quente e, portanto, menos densa que a água no reservatório. Assim a água fria “empurra” a água quente gerando a circulação.

A circulação da água pode ser feita, também, por motobombas através de um processo chamado circulação forçada ou bombeado. Esse processo normalmente é utilizado em piscinas e sistemas de grandes volumes.

Os reservatórios térmicos Heliotek possuem 3 anos de garantia e garantem uma economia de energia elétrica de até 40%.

Modelos de Reservatório Térmico Heliotek

Reservatório Térmico Heliotek de Alta e Baixa Pressão

O que define a necessidade de um reservatório térmico ou boiler para alta ou baixa pressão, é a força exercida pela água sobre ele. Até 5 metros de altura, o reservatório térmico pode ser de baixa pressão, acima de 5 e até 40 metros, ou quando utilizar um pressurizador de água, deve ser de alta pressão. É possível descobrir a pressão da água através da altura em metros entre a caixa d’água até o local onde o reservatório será instalado.

Os reservatórios térmicos Heliotek da linha MK (baixa pressão) e MKP (alta pressão) proporcionam maior conforto no banho, garantindo alto desempenho e os menores índices de perda de temperatura do mercado (perda térmica).

Banho quente, aconchegante e com pressão de água ideal para vocês e sua família, através dos reservatórios térmicos Heliotek para baixa ou alta pressão.

Reservatório Térmico Heliotek Anticongelamento

Em regiões mais frias, onde a temperatura pode chegar próximo a 0º C., exige uma preocupação em relação ao sistema de aquecimento solar para o banho. É necessário evitar o congelamento da água dentro dos coletores solares, pois pode ocorrer certa deformação e rompimento dos tubos, o tornando inabilitado.

O reservatório térmico Heliotek anticongelamento é ideal para regiões com chance de congelamento da água, já que possui um sistema anticongelamento que funciona mesmo sem energia elétrica e não necessita de acessórios adicionais para impedir o congelamento da água no sistema de aquecimento solar.

Os boilers anticongelamento Heliotek funcionam através da troca indireta de calor. Com este sistema, o que circula nos coletores solares é um fluido térmico, que quando aquecido transfere o calor para a água no interior do tanque. Com isolamento térmico progressivo, mais espesso na área com mais água quente, o boiler reduz as perdas de temperatura da água, economizando energia.

Reservatório Térmico Heliotek em Nível

O reservatório térmico Heliotek em nível é ideal para locais com baixa pressão de abastecimento ou falta de água na rua frequente, proporcionando água aquecida por período mais longo.

Ideal para residências que possuem pouco espaço no telhado, sem altura suficiente entre a caixa d’água e o reservatório para a instalação do aquecedor, os reservatórios térmicos de Nível Heliotek MK Flex permitem a instalação do reservatório de água quente no mesmo nível da caixa d’água com dosador volumétrico Bianco, não exigindo reformas desnecessárias.

Os reservatórios térmicos em nível da Heliotek possuem estrutura externa em alumínio garante maior proteção e durabilidade ao boiler. Tampas laterais em plástico de engenharia ABS assegurando mais durabilidade e resistência a impactos e variações climáticas, além do isolamento térmico progressivo mais espesso na área com mais água quente, reduzindo as perdas de temperatura da água e economizando energia, garantindo maior aproveitamento da água armazenada, banho quente por mais tempo, mesmo na falta de abastecimento de água.

Se Interessou?

Clique no botão abaixo e contate-nos, teremos o prazer em te atender: